[Blog]

Holanda: terceiro melhor país do mundo para uma mulher viver. Será??

No dia 21 de junho de 2020, foi divulgado pela revista CEOWORLD o resultado de um estudo sobre os melhores países para mulheres morarem. A Holanda ficou em terceiro lugar, atrás da Suécia e Dinamarca. E isso me fez refletir sobre muitas coisas, mas principalmente sobre “para quais mulheres morarem?”, e onde fica mãe nessa…

Mãe-empreendedora

Quando eu engravidei, meu parceiro e eu concordamos que eu ficaria durante o primeiro ano da minha filha em casa com ela. Na época, eu havia acabado de me mudar de cidade (acabado mesmo, engravidei na primeira semana) e não tinha emprego fixo. Então, segui fazendo meus bicos e quando foi a hora, disse tchau…

Anunciação

Se tem uma tradição de nascimento aqui na Holanda que eu gosto é essa dos geboortekaartjes. Tudo bem que me lembra um pouco as famosas apresentações para a sociedade do novo rebento, mas confesso que acho fofo e uma linda lembrança. Como eu já contei em outros posts, por aqui é comum não saber o gênero biológico…

Sobre a maternidade por trás do ser-mãe

Texto escrito originalmente para a plataforma Mães Mundo Afora. A maternidade. Essa montanha-russa de sensações, sentimentos e confusões. Uma roleta-russa talvez. O fato é que o alvo foi você. Seu ventre-peito. Eu acredito que são os nossos filhos que nos escolhem e vêm para nos ensinar algo. Mesmo que esse algo seja algo que você…

Gênero biológico revelação

Quando engravidei eu tinha certeza que seria uma menina. Alguns achavam que era menino, o que me deixava um tanto insegura de acabar criando um babaca. Não, não todos os homens são babacas, claro que não, mas nós ainda vivemos em uma sociedade patriarcal e, mesmo querendo criar um menino feminista, eu tinha medo de…

Chás de Bebê e a despedida de nós mesmas

Texto originalmente publicado no instagram para a minha filha. “Ontem foi seu chá de bebê. Foi lindo! Na ânsia de me reconhecer como mãe, e capaz, eu cozinhei tudo, e você sabe que eu não sou muito de cozinhar. O primeiro bolo quebrou e sua tia ficou segurando com as mãos até que pensássemos no…

Sobre a autora

Sejam bem-vindos a uma pequena parte da minha vida. Meu nome é Fernanda, eu tenho 32 anos, e fui mãe aos 31. Nasci em São Paulo e me mudei para a Holanda em 2016. Sou artista de formação, atriz e performer, mestra em artes (ainda me pergunto o porquê), mãe 48 horas por dia e…


[Follow the Blog]

Receba conteúdos e novidades direto na sua caixa de entrada!

Advertisement